Segunda, 21 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Porto Velho, RO

Câmara dos Deputados Câmara

Oposição denuncia "perseguição judicial" contra Eduardo Bolsonaro

Governistas criticam decisão do deputado de se licenciar do mandato para morar nos EUA

18/03/2025 às 18h23
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Deputados da oposição criticaram uma "perseguição judicial" contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que decidiu se licenciar do mandato e morar nos Estados Unidos. Já parlamentares do governo disseram que não há perseguição contra ele.

Eduardo Bolsonaro, o terceiro deputado mais votado em São Paulo nas últimas eleições com mais de 700 mil votos, anunciou nesta terça-feira (18) que vai se licenciar do mandato parlamentar para morar nos Estados Unidos, onde está desde o final de fevereiro.

Durante o anúncio, ele fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conduz o inquérito que investiga seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado.

Logo após o anúncio, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou o pedido do PT para apreender o passaporte de Eduardo Bolsonaro. O partido havia ingressado com a ação, alegando que ele usa suas viagens internacionais para instigar políticos americanos contra o Supremo.

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Carlos Jordy (PL - RJ)
Deputado Carlos Jordy

Apoio
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ), vice-líder da [[g Minoria]], disse que Eduardo Bolsonaro tomou uma decisão difícil e dolorosa, mas necessária, de permanecer nos Estados Unidos. "Para seguir na sua luta, na denúncia contra a ditadura! Minha total admiração e respeito por Eduardo Bolsonaro!"

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) afirmou que Eduardo Bolsonaro está exilado nos Estados Unidos com medo de ser preso e de ser perseguido. Segundo o deputado Mauricio Marcon (Pode-RS), a decisão de Eduardo Bolsonaro foi "um gesto de amor ao País" que poucos fariam.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Maria do Rosário (PT-RS)
Deputada Maria do Rosário

Críticas
Para o deputado Paulão (PT-AL), a decisão de Eduardo Bolsonaro demonstrou falta de solidariedade com seu pai. "Ele, como bom filho, poderia estar aqui prestando solidariedade a ele. Ele correu e pediu uma licença de 4 meses. Que liderança é essa?", questionou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que Eduardo Bolsonaro não pode se colocar como perseguido no Brasil. "O Brasil não persegue ninguém, mas também não será leniente ou omisso com traidores."

Continua após a publicidade

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) classificou como mentira a justificativa de Eduardo Bolsonaro para ficar nos Estados Unidos, alegando que poderia ser torturado no Brasil. "O que ele quer é atacar o Supremo e desmoralizar as instituições brasileiras", afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.