Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

A campanha Maio Laranja que combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil surgiu com o movimento em defesa dos direitos de criança é adolescente, após uma forte mobilização e conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abusoe à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes na luta pelo fim da violência sexual, promovendo a proteção dos direitos desses grupos vulneráveis.

Pois, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. E todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores! (dados retirados do site: maio laranja).

A maioria dessas crianças e adolescentes foram abusadas dentro de casa por parentes e/ ou pessoas próximas à família.Muitas crianças e adolescentes sofrem sozinhas. São caladas pelo abusador. Elas não sabem o que fazer ou para quem contar, a maioria não consegue confiar em ninguém para relatar o abuso. Não é só o abusador que cala as vítimas. Nós também: escolas, família, igrejas, mídias e sociedade em geral estamos calando as crianças. E como isso acontece? Por meio do nosso silêncio em relação à EDUCAÇÃO SEXUAL.

Já atendi adultos vítimas de abusos sexuais na infância, e em sua grande maioria, eles afirmaram não saber o que estava acontecendo no momento do abuso, só sabiam expressar que “depois do abuso eu sentia algo estranho… uma sensação de tristeza, vergonha e medo, era como eu me sentia”. Pois, nunca foram orientados pelos pais sobre esse assunto.

Nessa fala fica evidente que a falta de informação cala a vítima diante do abuso sexual por não compreender o que está acontecendo no momento do abuso. Por isso, precisamos quebrar o silêncio por meio de CONHECIMENTO para lutarmos por essa causa.

Se você souber de algum caso de abuso ou exploração infantil denuncie! Afinal, o silencio não protege ninguém!

Segue abaixo os principais canais de denúncia:

✔️ Ligue 190 – Polícia Militar (emergência)
✔️ Ligue 197 – Polícia Civil (Disque Denúncia – Polícia Civil)
✔️ Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
✔️ Disque 100 – Disque Direitos Humanos.

E não se esqueça do caso Araceli, essa luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro!

Gostou dessa matéria? Compartilhe com pessoas que precisam saber dessas informações. Aproveita e me segue no Instagram: https://www.instagram.com/psicologa.emene

Veja também...

Mais do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours